Entrevista do mês

Assistentes Sociais e Psicólogos:
Os desafios no cotidiano do Judiciário

Destituição familiar, racismo e alienação parental são alguns dos temas abordados em artigos assinados pela psicóloga Ana Paula Hachich de Souza e a assistente social Edna Fernandes da Rocha, no livro “O Serviço Social e a Psicologia no Universo Judiciário” (Editora Papel Social – abaixo temas e seus autores). O trabalho é resultado do III Prêmio Interdisciplinar, promovido pela Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça de São Paulo (AASPTJ-SP). 

AASPTJ-SP – Qual a expectativa com o lançamento do livro?

Ana Paula HachichA intenção do trabalho é promover reflexões e mudanças a partir da troca de experiência. As pessoas têm dificuldade de acessar o conteúdo do universo judiciário, que não se resume a esse contexto. A Justiça está em todos os lugares, não está só no Judiciário. Tem interface na Saúde, Educação, Cultura, enfim, nas diversas áreas da atividade humana.

Edna Fernandes da RochaÉ uma forma de proporcionar conhecimento sobre a dinâmica desses profissionais em defesa dos direitos das crianças e conflitos de família. O desafio de lidar com essas questões distintas. Mostrar que temos interesse nas dores das pessoas e que, a partir de nosso cotidiano buscamos mudar sempre com a experiência do outro.

AASPTJ-SP – Os profissionais que atuam no Judiciário podem beber nessa fonte?

Ana Paula HachichCom esse trabalho, ainda que possamos atingir pouco a sociedade, pode-se promover uma mudança de postura interna, nossa, como profissionais e uma das interfaces da justiça. Esse movimento chega à sociedade de forma reflexa, o que contribui para a garantia de direitos. Quando ouvimos de uma forma diferente a pessoa, que busca o judiciário com suas dores, seus conflitos, já promovemos o bem estar da atendida. É um movimento cíclico, que atinge o núcleo ao qual o cidadão pertence e pode reverberar.

Edna Fernandes da RochaOs temas dos artigos, como racismo, alienação parental, estão, sim, em nosso trabalho. Se um juiz, por exemplo, estiver aberto a esse trabalho, pode trazer luz a essas questões. Trazemos visões críticas da lei, não excomungando, mas possibilitando a comunicação entre os entes do Judiciário. O livro mostra também que não apenas produzimos laudos, que somos seres pensantes, com produção intelectual. Reafirmamos nesse trabalho nosso compromisso ético-político, e como classe trabalhadora e também como nossa forma de capacitação continuada, para além dos textos. O livro é um estímulo para que outros também produzam intelectualmente.

Artigos:
“Destituição do poder familiar, racismo e justiça: uma reflexão multidisciplinar necessária” – Ana Paula Hachich de Souza e Edna Fernandes da Rocha

“Alienação parental como demanda nas perícias psicológica e social em Varas da Família: uma perspectiva interdisciplinar” – Edna Fernandes da Rocha e Ana Paula Hachich de Souza