A Diretoria da AASPTJ-SP se uniu a associadas e associados e participou no sábado (06/07), das 8h às 14h, do Dia da Cidadania 2019, da SulAmérica. O Largo da Batata, em Pinheiros (SP), foi tomado por uma dezena de serviços voltados à população. Foram serviços voltados para saúde, bem-estar e educação – além de aconselhamento jurídico, emissão de documentos, atividades para crianças, e ainda com palestras sobre assuntos do cotidiano. A iniciativa contou com cerca de 20 parceiros, atendendo quase três mil pessoas.
A presidente da entidade, Maricler Real, disse que esses eventos aproximam a população a serviços básicos. No âmbito das atividades da entidade, o espaço dedicado às orientações sociais e psicológicas, assistentes sociais e psicólogas/os recebeu pessoas interessadas em informações sobre trabalho, acolhimento gratuito para casal, mas a grande maioria do público procurando atendimento psicológico. “Vejo essa demanda como positiva, uma vez que mostra que as pessoas estão mais atentas a essa necessidade para enfrentar seu cotidiano”.
Também aconteceram palestras com o objetivo de oferecer conhecimento sobre assuntos pontuais do cotidiano como “Diabetes – uma doença silenciosa”, “Aposentadoria: informações básicas e dúvidas”, e “Bullying suas formas e consequências”, e “Violência Sexual”. Entre as parcerias, o Dia da Cidadania contou com o apoio do PoupaTempo, Instituto Embelleze – Unidade Pinheiros, CIES Global, ABRATI (Associação de Apoio à Terceira Idade), Núcleo Espiral, Acorde, ADJ – Diabetes Brasil Casa Brenda Lee, Ideia Fértil, AASPTJ-SP (Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça de São Paulo), Faculdade de Direito Zumbi dos Palmares, IMBRA (Instituto Muda Brasil), Instituto Pro Bono, 39º Cartório Faria Lima (Sub Vila Madalena), entre outras.