Dezenas de representantes de Entidades dos mais diversos segmentos do funcionalismo público se reuniram na tarde desta quinta-feira, dia 16 de janeiro, na sede da Afresp (Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo) para debater a Reforma da Previdência Estadual (PEC18/19 e do PLC 80/19), em tramitação na Alesp, e a linha de atuação das/os servidoras/es no decorrer das próximas semanas.
A reunião foi convocada pela Pública, Nova Central, Fespesp, Federação Sindical e coordenada pelo FOCAE-SP (Fórum Permanente das Carreiras do Estado de São Paulo). A AASPTJ-SP esteve representada pela presidenta Maricler Real e pelo primeiro secretário Adeildo Vila Nova.
As atividades na Assembleia Legislativa devem ser retomadas logo após o fim do recesso, a partir do dia 2 de fevereiro. Até lá, as Entidades devem seguir a estratégia de pressionar os parlamentares em suas bases eleitorais por todo o Estado.
Com o fim do recesso, as atividades conjuntas serão encaminhadas pelo Fórum e pela Frente Paulista em Defesa do Serviço Público – lançada em novembro do ano passado.
O encontro também serviu para discutir os pontos mais nocivos dos textos apresentados pelo Governo e para debater algumas das emendas apresentadas pelo Fórum no final do ano passado, com o objetivo de corrigir as atrocidades contidas na redação encaminhada pelo Governo do Estado. As principais falhas jurídicas da proposta foram compiladas em uma cartilha produzida pelo FOCAE-SP e que pode ser acessada clicando aqui.
Aqui, também dá para acessar os exemplos de incongruências da PEC 18/2019 em relação ao texto aprovado pelo Governo Federal.
Um novo encontro das/os servidoras/es está marcado para a próxima quinta-feira, dia 23 de janeiro, às 13h30.