Em uma iniciativa da Fespesp e da Pública, foi relançada na manhã desta segunda-feira, dia 17 de agosto, pela plataforma Zoom, a Frente Paulista em Defesa do Serviço Público. A AASPTJ-SP esteve representada pela presidenta Maricler Real, pela vice-presidenta Cristiane Calvo e pelo primeiro secretário Adeildo Vila Nova.
Além da Associação, participaram dezenas de Entidades ligadas ao funcionalismo público, as/os deputadas/os Mônica Seixas (PSOL), Professora Bebel (PT), Carlos Giannazi (PSOL) e o vereador pela capital paulista Celso Giannazi (PSOL), e representantes de estatais que poderão ser extintas pelo Governador João Dória.
O relançamento da Frente foi motivado após a apresentação do PL 529/2020, de autoria do Governo do Estado, que aumenta a contribuição das/os servidoras/es para o Iamspe e extingue 10 importantes autarquias e fundações. A presidente da AASPTJ-SP, Maricler Real, reafirmou a disposição das Entidades que não estão sendo atacadas pela terceirização em lutar juntas por um serviço público de qualidade.
Neste primeiro encontro, foram aprovadas as seguintes propostas:
– a realização de uma audiência pública organizada pelo deputado Carlos Giannazi, para debater o PL 529/2020, no dia 21 de agosto, às 17h, pela plataforma Zoom;
– no dia 26 de agosto, teremos o Dia Estadual de Lutas contra o PL 529/2020, com apagões dos Judiciários Federal e Estadual. A ideia é expandir a iniciativa para um apagão geral de todas/os as/os servidoras/es públicos;
– carta conjunta de compromisso das Entidades contra o PL 529/2020;
– criação com um grupo de trabalho com representantes das empresas que o Governo quer extinguir;
– unificação das ações jurídicas contra o PL 529/2020;
– convite aos representantes dos movimentos sociais que serão atingidos pela extinção das empresas;
– convite as/aos deputadas/os para participarem das reuniões da Frente;
– solicitação moções de apoio contra o PL 529/2020;
– organizar de tuitaços;
– unificação das lutas através da Frente.
A próxima reunião da Frente Paulista em Defesa do Serviço Público será realizada no dia 24 de agosto, às 10h, pela plataforma Zoom.