A presidenta da AASPTJ-SP, Maricler Real, esteve presente nesta quarta-feira, dia 18 de janeiro, no Palácio do Planalto, para participar de um encontro do presidente Lula com centrais sindicais. Maricler foi uma das representantes da Pública – Central do Servidor, a qual a Associação é filiada.
Em discurso ao presidente Lula, o vice-presidente da Pública, Hugo René de Souza, destacou a urgência da abertura de uma mesa de negociação com as/os servidores públicas/os e a necessidade de valorização da categoria.
A Pública – Central do Servidor também solicitou a regulamentação em lei do direito de negociação coletiva das/os trabalhadoras/es do setor público.
O presidente Lula salientou que “foram quatro anos em que trabalhadores não eram ouvidos pelo Governo Federal” e se comprometeu a “dialogar com todos para pensar as transformações no mundo do trabalho e uma vida melhor para o povo”.
O presidente Lula vai criar três grupos de trabalho para propor mudanças na regra de reajuste do salário mínimo e na legislação trabalhista. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, ainda garantiu que um destes grupos será criado para debater a “valorização da negociação coletiva” e fortalecer os sindicatos.