Concursos e Nomeações mobilizaram a categoria em maio

A presidente da AASPTJ-SP, Maricler Real, e a primeira secretária, Fernanda Tonus, participaram de reunião com o Núcleo de Apoio Profissional de Serviço Social e Psicologia do TJ-SP, no dia 21/05. Foram abordadas questões relativas às novas nomeações provenientes dos concursos e a necessidade de mais nomeações, tendo em vista a precarização do trabalho profissional no TJ/SP em virtude da defasagem de profissionais. Defasagem esta expressa no acúmulo de trabalho nas comarcas, situação vivenciada por diversos setores técnicos na capital e interior.

Foram debatidos ainda os critérios que serão sugeridos pelo Núcleo para o TJ aferir a real demanda de profissionais por comarca. Ana Cristina Moura, diretora do Núcleo, adiantou que a nomeação de todos os psicólogos já foi publicada no DJE e, por ora, não há previsão de novas nomeações, por conta do teto da responsabilidade fiscal. Ressaltou, no entanto, que o Núcleo foi consultado quanto aos critérios de distribuição dos profissionais e apresentará parecer com indicação de que se considere a população, IDH, comarcas que requerem o serviço cumulativo de profissionais e o Movjud (demanda represada e número de atendimentos), ferramenta disponível para desenhar um cenário mais próximo possível da realidade.

Por fim, o Núcleo convidou a associação a participar de reunião sobre o Depoimento Especial – outro tema de grande repercussão entre assistentes sociais e psicólogos – com os conselhos regionais de psicologia e serviço social e juízes assessores da Presidência, que acontecerá em junho. Diante das novas informações e por conhecermos a realidade de trabalho dos assistentes sociais e psicólogos judiciários, a AASPTJ-SP intensificará a luta por novas nomeações junto ao TJ.