Servidores/as do Judiciário deflagram a Campanha 2019

Os/as Servidores/as do Judiciário se mobilizaram, em Dracena, para debater as reivindicações da categoria, que serão discutidas na Assembleia Geral dos/as Trabalhadores/as da Justiça, em data a ser definida, em março, na Praça João Mendes, São Paulo. No Encontro ocorrido no dia 16 de fevereiro foram discutidas as pré-pautas reivindicatórias. A presidente da AASPTJ-SP, Maricler Real, participou da mesa que conduziu os trabalhos, com Adolfo Benedetti Neto, Ilton Guedes e Valeska Lindjardi (Assojuris), José Gozze (Assetj), e o representante da Fenajud, Marco Velleda.

Maricler pontuou que a luta das/os trabalhadoras/es é uma luta conjunta, por melhores condições de trabalho, pelo atendimento de qualidade para a população, contra a retirada de direitos. Citou a postura recorrente do Tribunal de, por meio de convênios, precarizar o atendimento da Rede, em detrimento da alegada falta de verba para contratar profissionais concursados. “Essa atuação penaliza as políticas públicas e leva a uma maior judicialização do sistema. Precisamos estar unidos para combater a perda de direitos”, afirmou.

O principal objetivo do Encontro foi nortear a luta do funcionalismo para resistir ao desmonte do serviço público. Entidades representativas das categorias reforçaram a importância da união e da informação no combate a esse cenário de retirada de direitos. No âmbito das reivindicações prioritárias e gerais dos/as assistentes sociais e psicólogos/as foram destacadas:

  • A contratação desses profissionais para todo o Estado, que têm concurso ainda vigente, para reposição dos quadros;
  • Abertura de vagas para remoções, em 2019;
  • Complementação dos 40% faltantes para assistentes sociais e psicólogos/as para equiparação aos proventos dos enfermeiros judiciários;
  • Defesa das atribuições e práticas das categorias, seguindo e respeitando as resoluções e normas de seus respectivos conselhos profissionais, entre outras.

Assistentes Sociais e Psicólogas/os de várias comarcas estiverem presentes ao Encontro. Agradecimento às profissionais do coletivo “Arteiras de São José do Rio Preto”, que levaram murais em tecido com nossas bandeiras de luta.

Após a discussão da pauta, o historiador Márcio Pessatti, ex-superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego no Paraná, fez análise da conjuntura política e econômica, tendo por pano de fundo as ameaças de retrocesso defendidas pelo atual Governo em face das reformas anunciadas, além das influências históricas que os Estados Unidos impõem sobre diversos países.

Estiveram presentes no encontro a AASPTJ-SP, Fenajud, Fespesp, Assisjesp, Assojubs, Assetj, Apatej, Affocos, Assejus, Ajesp, Affopre, Aecoesp, Aojesp, Affoca, AaspsiBrasil, Sindjesp, Sintrajus e Sinspjud, e representantes das comarcas de Assis, Adamantina, Andradina, Cândido Mota, Catanduva, Cerqueira Cesar, Descalvado, Dracena, Itapecerica da Serra, Ituverava, Marília, Mirandópolis, Panorama, Quatá, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Tupi Paulista, Presidente Prudente, São Simão, Osasco, Junqueirópolis, Valinhos, São Paulo, Pacaembu, São Vicente, Curitiba, Florida Paulista, Carapicuíba, Araçatuba, Guarulhos, Praia Grande, Estância Velha, Paraguaçu Paulista, Cravinhos e Franca.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.