AASPTJ-SP lança livro sobre assistentes sociais e psicólogas/os no Judiciário durante Congresso

Fruto de uma parceria entre a AASPTJ-SP e a Nova Práxis Editorial, foi lançado na tarde desta sexta-feira, dia 1º de novembro, o livro “Psicologia e Serviço Social: Referências para o Trabalho no Judiciário”. Organizado pela psicóloga e primeira tesoureira da Associação, Susana Borges, e pela assistente social Alessandra Medeiros, a obra é uma compilação de artigos produzidos por assistentes sociais e psicólogas/os associadas/os da nossa Entidade sobre questões que norteiam o cotidiano da categoria no dia a dia do Judiciário.

O lançamento foi realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, durante o 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, que ocorre até o próximo dia 3 de novembro, em Brasília.

“Penso que vai dar uma visibilidade ainda maior para o trabalho do assistente social e do psicólogo dentro do Tribunal de Justiça, mostrando as diferentes demandas que a gente consegue atender. Apesar de todas as dificuldades que encontramos no nosso fazer profissional, ainda conseguimos produzir muito conhecimento e conseguimos socializar isso com vários profissionais que tomam esse material como base para se aprimorar cada vez mais”, afirmou Susana Borges, uma das organizadoras.

“O livro também funciona como um oxigênio para dizer que estamos vivos e, apesar de todas as dificuldades, ainda conseguimos fazer um bom trabalho, conseguimos mostrar para as pessoas que podemos usar o nosso fazer profissional, o nosso conhecimento, para melhorar o atendimento ao usuário do sistema de Justiça”, salientou ela.

Também organizadora da obra, a assistente social Alessandra Medeiros enalteceu a importância do trabalho. “É uma inspiração para mostrar que a prática pode nos inspirar a refletir o cotidiano e propor novas saídas a partir da produção do conhecimento. É como uma forma de luta mesmo. Produzir conhecimento numa área que está sendo cada vez mais questionada. Foi uma luta para nós reunirmos todos os autores e termos conseguido em tão pouco tempo produzir uma obra tão extensa, com artigos tão relevantes, que podem ajudar os profissionais, não só de São Paulo, mas outros tribunais também a pensar o cotidiano. Isso é o mais desafiador.

Responsável por um dos artigos do livro, a assistente social e representante da região de Araçatuba, Cláudia Lopes enfatizou a questão da coletividade. “Acho que as reflexões que o livro traz são fundamentais para o nosso trabalho no Judiciário, enquanto equipe técnica. São muito importantes e atuais porque estamos discutindo direitos, principalmente neste momento em que temos retrocessos nos direitos, nas legislações. Esse livro é fundamental porque ele reafirma o nosso projeto político, o posicionamento, os artigos, a todo momento reafirmando o acesso aos direitos sob a perspectiva de direitos humanos, sociais. É incrível estar participando desse projeto que a AASPTJ-SP organizou junto com a Editora. A gente constrói e produz conhecimento a partir da coletividade”, destacou.

O lançamento também é importante para a AASPTJ-SP no sentido de dar visibilidade às produções acadêmicas das/os nossas/os associadas/os, um dos compromissos assumidos pela gestão Integra-Ação na carta programa.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.