Seminário do Neca insere qualidade dos serviços de acolhimento no centro do debate

Nos dias 25 e 26 de novembro, a Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (NECA) realizou o VI Seminário de Qualidade do Acolhimento de Crianças e Adolescentes, na Universidade Nove de Julho, em São Paulo (SP).

Este ano, o evento – que teve a AASPTJ-SP como parceira – trouxe como tema “A adolescência em serviços de acolhimento: desafios, possibilidades e projetos de vida” e debateu a realidade dos adolescentes acolhidos que, afastados das famílias, permanecem nos serviços de acolhimento até a maioridade.

A discussão principal, centrada em questões dos adolescentes e dos jovens, foi indicada pelos participantes do seminário realizado em novembro do ano passado e propiciou aos profissionais da área uma oportunidade de reflexão e debate sobre os desafios e possibilidades vivenciados no sistema protetivo dirigido às crianças e aos adolescentes com direitos violados, centrando-se nas especificidades desse período de desenvolvimento humano e social.

No dia 25, a mesa de abertura contou com as participações do presidente do NECA, Celso Veras; do secretário nacional do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária, Patrick Reason; da coordenadora do evento, Dayse Bernardi; representando o FICE Brasil, Isa Maria Guará; e em nome da AASPTJ-SP e do Movimento pela Proteção Integral de Crianças e Adolescentes (MPI), Adeildo Vila Nova.

Em seguida, foi a vez da conferência principal do evento, comandada pela psicóloga e consultora educacional Rosely Sayão, sobre adolescentes e jovens brasileiros no contexto nacional atual.

A primeira mesa do evento foi coordenada por Adeildo Vila Nova (AASPTJ-SP), Daniela Moeller (CFESS), Eunice Fávero (NCA/PUC-SP) e Carlos Nakamura (MPI). Na ocasião, rolou o lançamento da Campanha “Proteger é Garantir Direitos”, organizada pelo MPI como instrumento de difusão do significado da responsabilidade estruturante do Estado na garantia da Proteção Integral para Crianças e adolescentes, em território nacional.

No período da tarde, a programação seguiu com o lançamento do SIACOLHE – Sistema de Informação desenvolvido pelo NECA para os serviços de acolhimento institucional e familiar. A segunda mesa trouxe à discussão a proposta de avaliação do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.

O fim do dia foi marcado pelo lançamento e sessão de autógrafos do livro “Psicologia e Serviço Social: Referências para o Trabalho no Judiciário”. Organizado pela psicóloga e primeira tesoureira da Associação, Susana Borges, e pela assistente social Alessandra Medeiros, a obra é uma compilação de artigos produzidos por assistentes sociais e psicólogas/os associadas/os da nossa Entidade sobre questões que norteiam o cotidiano da categoria no dia a dia do Judiciário.

O segundo dia de evento abriu os trabalhos com uma mesa sobre o tema “Questões de geração, gênero e raça/etnia nos serviços de acolhimento”. A 4ª mesa do evento – “Saída por maioridade e autonomia: desafios e propostas” – teve entre as debatedoras a associada Alberta Góes que apresentou relatos da pesquisa “E agora, José e Maria? O encontro com a maioridade (civil) após uma vida em acolhimento institucional.

No período da tarde, na última das mesas, foi realizado mais um importante debate, desta vez sobre adolescentes em situação de rua e em cumprimento de medida socioeducativa em serviços de acolhimento.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.