Alesp aprova Reforma da Previdência em primeiro turno. Saiba como tudo ocorreu

Com 57 votos a favor (o número mínimo necessário) e 31 votos contrários, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, em primeiro turno, no fim da noite desta terça-feira, dia 18 de fevereiro, a PEC 18/19 – Reforma da Previdência do Estado. A AASPTJ-SP esteve presente e mobilizada durante todo o dia. Na Alesp, nossa Entidade esteve representada pelo primeiro secretário Adeildo Vila Nova, pela primeira tesoureira Susana Borges e por diversas associadas.

A movimentação começou logo cedo. Por volta do meio-dia desta terça, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, derrubou as duas liminares que suspendiam a tramitação da Reforma na Alesp. De imediato, as Entidades começaram a se mobilizar para marcar presença na Casa. A Plenária Unificada dos Servidores Públicos, marcada para ocorrer no Sindicato dos Engenheiros, foi imediatamente transferida para a Assembleia Legislativa.

Às 17h, representantes de diversas Entidades ocuparam o auditório Paulo Kobayashi para discutir as estratégias de luta. O consultor técnico do Dieese, Fausto Augusto, também fez uma breve apresentação sobre questões ligadas à Reforma.

Às 19h, o presidente da Alesp, deputado Cauê Macris abriu a Ordem do Dia já dando início à votação da PEC 18/19. Após as manifestações de dezenas de parlamentares no púlpito e da escolha do método do votação, teve início a votação da PEC 18/19. Com o voto do presidente Cauê Macris, o projeto alcançou o número mínimo exigido para ser aprovado em primeiro turno.

Em seguida, foram votadas as emendas nº 30 e as 3 e 32, que versam, principalmente, sobre questões ligadas às polícias civil, técnico científica e agentes da SAP.

Hoje, dia 19 de fevereiro, está marcada a votação em 2º turno. Como o placar foi apertado, acreditamos que ainda é possível virar o jogo, por isto, a participação de todas/os é fundamental em um momento tão crucial da nossa luta. Ainda há tempo de virar votos dos parlamentares mais abertos ao diálogo, como também correr atrás dos que não estiveram presentes. Às 17h, a AASPTJ-SP estará presente na Alesp para percorrer os gabinetes dos parlamentares. A votação está prevista para às 19h, no Plenário Juscelino Kubitschek.

Clique AQUI para acessar o resultado completo da votação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.