Núcleo de Apoio Profissional de Serviço Social e Psicologia do TJ-SP divulga novos esclarecimentos sobre Sistema de Trabalho Remoto

O Núcleo de Apoio Profissional de Serviço Social e Psicologia do TJ-SP enviou na noite desta quinta-feira, dia 26 de março, um novo comunicado com o objetivo de esclarecer algumas questões sobre o Sistema de Trabalho Remoto, inclusive sobre frequência e benefícios. Veja a seguir:

Esta semana estamos iniciando o sistema de trabalho remoto e isto está suscitando muitas dúvidas. Algumas delas envolvem questões técnicas da atuação da psicologia e do serviço social, outras envolvem problemas com informática (SAJ, Cartão Digital) e outras são dúvidas relativas a assuntos administrativos. Dessa forma, em vista dos comunicados e orientações que recebemos até o momento, após discussão em nossa equipe, elaboramos alguns esclarecimentos iniciais.

Sobre as dúvidas no trabalho remoto (home office):

Quem está em trabalho remoto?

Conforme consta no Comunicado Conjunto No. 249/2020: “De 25 de março a 30 de abril de 2020, todos os magistrados, servidores e estagiários exercerão suas atividades em trabalho remoto, reduzindo-se o trabalho presencial a tarefas mínimas e indispensáveis ao funcionamento regular do serviço”. Sendo assim, estamos em trabalho remoto.

Como a equipe técnica deve cumprir o trabalho remoto?

A equipe técnica tem especificidades que distingue seu trabalho dos outros servidores. Conforme o Art. 3º, inciso 1º do Provimento CSM 2549/2020, “os e-mails deverão ser acessados constantemente durante o período de 25 de março a 30 de abril de 2020″. Logo, os assistentes sociais e psicólogos devem estar de “prontidão”, isto é, ficarem acessíveis para situações de urgência. As situações emergenciais estão indicadas no Artigo 4º do Provimento CSM Nº 2549/2020.

A equipe técnica poderá também fazer os relatórios dos casos já atendidos e daqueles que porventura venham a atender em situação de emergência. Temos notícia de que algumas equipes combinaram que farão relatórios no Word para depois inserir no SAJ, quando a situação estiver normalizada, bem como, de conversar pelo Teams entre si, com os cartórios, com o Núcleo de Apoio e mesmo com a rede de proteção. Além disso, para o atendimento de urgências e outras tarefas, as equipes em maior número de profissionais podem se organizar em esquema de plantão.

Considerando a possível dificuldade do(a) assistente social e do(a) psicólogo acompanhar o e-mail em tempo real, indicamos que o técnico pode disponibilizar um telefone ao o juiz para eventual contato.

Sobre as dúvidas e dificuldades ligadas a uso de computador ou SAJ:

Alguns profissionais não conseguiram instalar o SAJ ou não tem computador que atenda aos pré-requisitos de informática solicitados pelo Tribunal.

Sugerimos que façam os relatórios em word e, considerando que os prazos estão suspensos, aguarde a normalização da situação para inserir o laudo. Mas, se for emergência, consultar o cartório sobre a possibilidade de enviar o relatório por e-mail para que este setor anexe o relatório ao SAJ

Para sanar dúvidas de informática, entre em contato com www.tjsp.jus.br/suporte/ess ou pelo telefone 0800 7702779 das 9h às 19h.

Não tenho SAJ, como o trabalho será registrado?

Neste momento, o trabalho remoto não está sendo registrado por meio de acesso ao SAJ.

Para as dúvidas relativas à frequência, descontos de auxílio (transporte e alimentação) e etc.

Entrar em contato com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) no e-mail sgp.frequencia@tjsp.jus.br

Sugerimos, também, que acesse periodicamente o Portal do Servidor para acompanhar os comunicados emitidos por essa secretaria em vista da situação excepcional.

Casos omissos, não esclarecidos nos comunicados também podem ser encaminhados no e-mail trabalhoespecial@tjsp.jus.br.

Continuamos disponíveis para conversar sobre situações particulares, seja por e-mail, seja marcando conversas por Teams.

NÚCLEO DE APOIO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL E PSICOLOGIA
COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE

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