AASPTJ-SP reabre inscrições para curso gratuito de Redação Técnica voltado a assistentes sociais e psicólogas/os

Estão reabertas as inscrições para o curso gratuito de Redação Técnica, ministrado pela professora doutora Guida Bittencourt, direcionado a assistentes sociais e psicólogas/os que atuam no TJ-SP e que sejam associadas/os da AASPTJ-SP. O curso será realizado virtualmente nos dias 9, 16 e 23 de junho, das 15h às 17h, e no dia 30 de junho, das 15h às 18h, pela plataforma Zoom.

“O trabalho da categoria se apresenta preponderantemente como texto. A redação técnica é, portanto, um fundamento essencial do trabalho: são questões de ordem estrutural e argumentativa que podem sempre ser aperfeiçoadas”, explica a docente responsável por ministrar o curso.

“Além disso, afinando questões de texto o profissional é capaz de se proteger de eventuais questionamentos administrativos. É sabido por este Tribunal que a maioria dos processos éticos e disciplinares de psicólogas/os e assistentes sociais são decorrentes de alguns modos de organizar e apresentar – como texto – as avaliações profissionais”, completa ela, ao apontar a relevância do curso.

A ementa inclui estruturação da frase e segmento de texto, estruturação do conteúdo e aperfeiçoamento vocabular, modalizadores, a linguagem jurídica e suas particularidades, leitura, interpretação e produção de texto institucional, entre outros.

A docente Guida Bittencourt é advogada e milita nas áreas do Direito Civil e Empresarial há 15 anos. Graduada em Direito, com especialização em Direito Tributário pela Universidade Positivo, e também graduada em Letras pela Universidade Federal do Paraná. É mestre e doutora em Estudos Linguísticos pela UFPR com estágio na Paris-Sorbonne. Atualmente é pesquisadora em pós-doutorado e sua área de interesse é a Análise do Discurso de linha francesa, argumentação e Retórica.

As/os interessadas/os devem confirmar a participação no curso pelo e-mail aasptjsp@aasptjsp.org.br até o próximo dia 5 de junho.

Quem se inscreveu na versão do curso prevista para ocorrer presencialmente na segunda quinzena de março não precisa efetuar uma nova inscrição. A AASPTJ-SP entrará em contato para reconfirmar a participação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.