CRP SP lança caderno temático “Cristalização, patologização e criminalização da vida no sistema de Justiça: ‘Alienação Parental’ e a atuação da/o psicóloga/o”. Associadas/os da AASPTJ-SP participam do projeto

Observa-se, já há alguns anos, o aumento do fenômeno da judicialização dos conflitos interpessoais, de questões sociais, éticas e políticas, condição que intensifica os desafios e os dilemas para todos as/os psicólogas/os que atuam, direta ou indiretamente, no campo de atuação assim chamado “interface com a Justiça”.

Impulsionado pela preocupação com as propostas cada vez mais comuns de criminalização das relações familiares, durante o ano de 2019, o CRP SP promoveu debates e rodas de conversa sobre a atual legislação e sua relação com o exercício profissional, em ações coordenadas pelo Núcleo da Psicologia na interface com a Justiça, e que a AASJPTJ-SP ajudou a promover.

Foi a partir desta deliberação e dos debates que o CRP SP produziu o Caderno Temático “Cristalização, patologização e criminalização da vida no sistema de Justiça: “Alienação Parental” e a atuação da/o psicóloga/o“. O documento conta com a participação de associadas/os da AASPTJ-SP. O psicólogo Carlos Nakamura assina um artigo sobre o superior interesse da criança. A psicóloga Ana Hachich problematiza o conceito.

Sendo uma temática de interesse geral no âmbito de diversas especialidades, o CRP SP convidou especialistas da Psicologia, do Serviço Social – entre elas a associada assistente social Edna Fernandes da Rocha – e do Direito, para o lançamento do caderno em um debate on-line, no dia 10 de junho de 2020. Este debate está disponível no YouTube e pode ser acessado clicando aqui.

Fonte: Comunicação AASPTJ-SP e CRP SP

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.