Últimas vagas para o curso gratuito de Formação Política para associadas/os. Faça agora a sua inscrição!

Em uma iniciativa da Gestão IntegrA-Ação, a AASPTJ-SP promove, entre os dias 16 e 24 de outubro, o 1º módulo do curso de Formação Política. O curso é inteiramente gratuito e exclusivo para associadas/os da Entidade. Por conta da pandemia, será ministrado virtualmente através da plataforma Zoom, pelo Núcleo de Educação Popular 13 de Maio.

Os encontros virtuais serão realizados nos dias 16/10 (sexta), das 18h às 21h, dia 17/10 (sábado), das 9h às 12h, dia 23/10 (sexta), das 18h às 21h, e no dia 24/10 (sábado), das 9h às 12h.

Restam poucas vagas, por isto, se você for associada/o da Entidade, garanta agora a sua inscrição gratuitamente clicando AQUI.

SOBRE O CURSO

Como funciona a sociedade – Módulo I

A sociedade em que vivemos. Riqueza e pobreza. A exploração capitalista: salário, mais-valia e acumulação. Estado e Ideologia.

Apresentação:

Diante de tantos fenômenos sociais e econômicos aos quais estamos expostos todos os dias, que em algumas épocas se acentuam ainda mais – como a atual conjuntura, debatemos ser essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e capacidade de leitura, a promoção de cursos de formação com base teórica política, econômica e social, abordado de forma acessível mesmo para aqueles que nunca tiveram contato com o assunto!

Ricos e pobres, mansões e barracos, riqueza e miséria… Por que a sociedade em que vivemos produz tanta riqueza ao mesmo tempo em que aprofunda a miséria de bilhões de mulheres e homens? De onde vem a chamada desigualdade? Porque apesar de toda essa riqueza leis são aprovadas para trabalharmos cada vez mais? A quem interessa a reforma trabalhista? Porque muitos nunca irão aposentar?

Por que a sociedade em que vivemos produz riqueza como nunca, ao mesmo tempo em que aprofunda a miséria de bilhões de seres humanos e a destruição catastrófica do meio ambiente? Qual é a origem da imensa desigualdade social que corrói a humanidade? Por que se dão crises econômicas repentinas e terríveis como a atual? Quais são as causas da desigualdade social? Como funciona a lógica interna do sistema econômico de produção? Como se articulam classes sociais, ideologias e Estado?

Essas e outras perguntas vão ser motivadoras de debate e reflexões durante o curso, que pretende introduzir os seguintes temas, abordados através da teoria marxista.

SOBRE O NÚCLEO

O NEP (Núcleo de Educação Popular) 13 de Maio é uma organização que existe há mais de 40 anos dedicada à formação da classe trabalhadora. Desenvolveu uma pedagogia única na América Latina através de seus diversos cursos: dinâmico, participativo, dialogado e sem perder a profundidade necessária à compreensão dos temas abordados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.