Feliz Dia das Crianças! – Uma homenagem da AASPTJ-SP

“Uma infância são ânsias”. É assim que a escritora Marilene Felinto proclama o aspecto de potência e reverberação do desenvolvimento humano no romance “As mulheres de Tijucopapo” (Ed. Record, 2004). Neste ano pandêmico, com restrições para o contato social com impacto nas famílias, na comunidade, nas escolas e no convívio simples e cotidiano, e com milhares e irreparáveis perdas de vidas, o dia que reservamos para celebrar a infância não podia encontrar acepção mais atual do que aquela.

A infância é da ordem da urgência, da prioridade. Seu tempo é sempre o agora, inclusive para seus direitos. Ela reivindica ser reconhecida como período de desenvolvimento, como forma de existir, com suas próprias possibilidades de expressão, e com seus interesses superiores.

Desse lugar, crianças e adolescentes desafiam que sejam a sociedade, as famílias e o poder público integralmente protetivos, cuidadores e garantistas. Dito de outro modo, elas nos desafiam a sermos melhores.

E é nesse sentido que infância também é anseio. Num país desigual como o Brasil, esse anseio toma a forma da reivindicação justa e premente por acesso a educação, saúde, habitação, assistência social, convivência familiar e comunitária, esporte e lazer, participação, respeito e dignidade, e talvez o direito mais fundamental de todos, que é o de poder ser criança, brincar e se divertir.

A AASPTJ-SP, que congrega profissionais que, com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente, receberam o encargo de trabalhar por uma Justiça garantidora de direitos e orientada pelos fins sociais a que a lei se dirige, tem consciência de que uma sociedade justa, solidária, igualitária, inclusiva e democrática só é possível quando seu cidadão mais importante, sujeito a um só tempo do presente e do futuro, é verdadeiramente protegido, assistido e compreendido.

E é nesse sentido que apresentamos nossas felicitações às crianças e aos adolescentes também como uma homenagem e uma teimosa aposta na singularidade e na experiência humana.

Feliz Dia das Crianças!

São Paulo, 12 de outubro de 2020

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.