Ampliação do projeto Adote Um Boa Noite

DICOGE 2 

PROCESSO Nº 2016/87423 

Parecer 61/2021-J 

PROJETO “ADOTE UM BOA NOITE” – REPUBLICAÇÃO E REVISÃO DOS REQUISITOS – INCENTIVO PARA ADESÃO  DAS VARAS DA INFÃNCIA E JUVENTUDE DO ESTADO DE SÃO PAULO. 

Excelentíssimo Senhor Corregedor Geral da Justiça

Trata-se do Projeto “Adote um Boa Noite” iniciado no ano de 2017 pela Corregedoria Geral da Justiça para conscientizar e  incentivar a adoção tardia e as adoções necessárias. 

Por meio da decisão de fl. 364/365 o ilustre Corregedor Geral da Justiça autorizou a ampliação do projeto para todo o Estado  de São Paulo, com rígida observância dos requisitos para aderência. 

Manifestou-se a Coordenadoria da Infância e da Juventude por meio do Serviço de Cadastros e Informação a fl. 631/632 e  por meio do Núcleo de Apoio a fl. 660/676. 

É o relatório. 

O Projeto “Adote um Boa Noite”, de iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça, busca por meio de diversas ações conscientizar e incentivar a adoção de crianças maiores de 07 anos, adolescentes, grupos de irmãos e crianças com necessidades especiais,  tendo em vista o número reduzido de pretendentes a adoção para o público citado. 

Tendo em vista que o projeto encontra-se em andamento há mais de 03 anos, importante a análise das ações até então  desenvolvidas, bem como dos resultados alcançados, buscando-se aprimoramento das atuações e maior adesão das Varas da  Infância e Juventude do Estado de São Paulo. 

Desde o início do projeto, mais de 180 crianças e adolescentes dele participaram e 49 Varas da Infância e Juventude  manifestaram interesse em aderir à iniciativa. 

Além disso, 27 adoções foram concluídas, 25 encontram-se em andamento em fase de estágio de convivência e  aproximadamente 9 estão no momento de aproximação (fl. 610). 

Veja-se, portanto, que os números são expressivos, embora nem todas as Varas da Infância e Juventude do Estado tenham  aderido ao projeto.

Assim, como forma de incentivar e ampliar as adesões e, ainda, para que o projeto siga os rumos pretendidos, é imprescindível  a observância dos seguintes requisitos: 

1 – Podem participar adolescentes e crianças com mais de sete anos de idade, ainda que tenham irmãos mais novos. Para  crianças com deficiência não incide o limite etário. 

2 – Apenas crianças e adolescentes cujos genitores já estejam destituídos do poder familiar podem participar do projeto. 

3 – O Setor Técnico da Vara/Comarca deverá avaliar previamente se a participação no projeto será positiva para a criança  ou o adolescente, ainda que a adoção não se concretize. Caso a equipe técnica conclua pela inadequação deverá submeter a  análise ao Magistrado, que decidirá acerca da indicação. 

4 – O Setor Técnico deverá avaliar, com cautela, eventuais pretendentes à adoção atraídos pela campanha, dando preferência  aos já habilitados no Sistema Nacional de Adoção, verificando: 

a) se estão em condições de adotar crianças e adolescentes com o perfil desejado; 

b) se compreendem a totalidade das consequências da manifestação de vontade de adotar; 

c) se eventual mudança no perfil originariamente indicado pelos pretendentes já habilitados, com vista a elevar o limite etário máximo ou a aceitar crianças e adolescentes com necessidades especiais, foi realizada de forma consciente e madura; 

d) a motivação do pretendente, obstando pessoas movidas exclusivamente por espirito caritativo ou por razões que não  sejam condizentes com a adoção de iniciarem aproximação com a criança ou o adolescente. 

5 – Apresentando-se mais de um pretendente para a mesma criança ou adolescente e realizadas as análises indicadas no  item 4, será selecionado aquele que melhor atender ao superior interesse da criança ou adolescente a ser adotado. 

6 – O Setor Técnico deverá acompanhar e respaldar pretendentes e acolhidos, desde a primeira aproximação até a  conclusão da adoção, velando para que o procedimento faça-se com vagar, a propiciar a formação de vínculos de afeto sadios  e consistentes. 

7 – Nas hipóteses em que os pretendentes sejam de Comarca diversa daquela na qual a criança ou o adolescente estejam  acolhidos, a Vara da Infância e Juventude cuja competência abranja o domicilio dos pretendentes deve ser comunicada do  processo de aproximação a ser iniciado, de sorte a providenciar o acompanhamento mencionado no item 6. 

8 – As Varas da Infância e Juventude participantes do programa devem, por meio de avaliações psicossociais realizadas pela  Equipe Técnica Judiciária e do Serviço de Acolhimento, reavaliar periodicamente os benefícios à criança ou adolescente quanto  à permanência no projeto, sugerindo-se a reavaliação semestral, a fim de evitar frustrações aos acolhidos não adotados. 

Por meio de levantamento realizado com profissionais das equipes técnicas constatou-se que embora uma minoria tenha  afirmado que as crianças e os adolescentes não são consultados a respeito da participação do programa, mas somente  informados dessa participação, é imprescindível que a adesão ao projeto esteja condicionada ao devido esclarecimento, em  conformidade com o momento de desenvolvimento e compreensão da criança e do adolescente. 

Para fins de aprimoramento dos dados estatísticos e da forma de inserção das crianças e adolescentes no site desta  Corte sugere-se, ainda, a adoção de formulário cuja minuta segue em anexo que, de acordo com decisão de fls. 364/365 e  manifestação de fl. 631, continuará sob a responsabilidade da DAIJ 2.4. 

Por todo o exposto, o parecer que, respeitosamente, submeto à elevada apreciação de Vossa Excelência é pela publicação  deste Parecer, do Formulário em anexo e da decisão de Vossa Excelência no Diário de Justiça Eletrônico para ciência e fomento  de novas adesões. 

Sub censura. 

São Paulo, 01 de março de 2021. 

(a) MÔNICA GONZAGA ARNONI 

Juíza Assessora da Corregedoria 

DECISÃO: Vistos. Aprovo o parecer da MM. Juíza Assessora para, por seus fundamentos, determinar a publicação no Diário  de Justiça Eletrônico desta decisão, do respectivo parecer e do Formulário em anexo, para fomentar as adesões ao Projeto  “Adote um Boa Noite”. Após, retornem os autos à conclusão da MM. Juíza Assessora com atribuição para a matéria. 

São Paulo, 01 de março de 2021.  

(a) RICARDO ANAFE 

Corregedor Geral da Justiça 

(Republicado por incorreção).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.