CRP/Ribeirão Preto organiza debate sobre os rumos da psicologia jurídica

A subsede de Ribeirão Preto, do Conselho Regional de Psicologia (CRP/SP), promove dia 29 de junho, das 9h às 13h, na Rua Thomaz Nogueira Gaia, 168, Jardim América, a 3ª edição do evento “Psicologia e Transformação Social”. Essa será a última edição na gestão atual.

Esse ano, o tema será “Compromisso Ético-político das práticas da psicologia com a transformação social”, tendo por palestrantes, o pós-doutor em Psicanálise, Saúde e Sociedade, Eduardo Ponte Brandão, psicólogo no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ) e a mestra em Psicologia, Letícia Trombini Vidotto, professora membro do Laboratório de Pesquisa em Práticas Dialógicas e Colaborativas.

Brandão, autor de obras importantes na área, aplicadas, inclusive, em concursos públicos, destacará em palestra a crise da psicologia jurídica. De acordo com o psicólogo Carlos Nakamura, que participa da organização do evento, a ideia é trazer uma discussão sobre os rumos da psicologia jurídica no Brasil. “Os papéis que o psicólogo escolhe ou é obrigado a desempenhar nessa área, cedendo às pressões e, ainda, o jogo de poder que atravessa a psicologia no Judiciário”.

Eduardo Ponte Brandão

Num segundo momento, Letícia Trombini discorrerá sobre justiça restaurativa, alvo de suas pesquisas. Carlos esclarece que a intenção do encontro é abordar questões sobre o modelo de distribuição de justiça que a profissão acaba fortalecendo e legitimando. No contexto, repensar as ações mais punitivas e fiscalizatórias, que rompem a busca por autonomia dos indivíduos e grupos frente a seus conflitos. O evento é gratuito e com vagas limitadas. Inscreva-se pelo e-mail: ribeirao@crpsp.org.br.

Letícia Trombini Vidotto

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.