AASPTJ-SP integra lançamento da Campanha Proteger é Garantir Direitos

Em uma iniciativa do Movimento pela Proteção Integral de Crianças e Adolescentes (MPI), foi lançada na noite desta quarta-feira, dia 16 de outubro, a Campanha “Proteger é Garantir Direitos”. O evento foi realizado no auditório da PUC, em São Paulo e contou com a participação da AASPTJ-SP, além de diversas Entidades, Conselhos, movimentos sociais e representantes da sociedade civil. A nossa Associação também assinou a organização do evento junto a outras Entidades através do Movimento pela Proteção Integral, do qual é uma das idealizadoras.

O lançamento foi acompanhado de perto pela presidenta Maricler Real, pela primeira tesoureira Susana Borges e pela assessora da Diretoria, Wanderli Caruso.

A programação foi aberta com uma apresentação do grupo de rap Liberdade e Revolução e Moyses Brasil Deficiente. Em seguida, a mesa de apresentação foi composta por membros do MPI e do comitê da Campanha PGD, entre eles Eunice Fávero (PUC-SP/NCA), Dayse Bernardi (MNPCFC e NECA) e Daniela Möller (CFESS). A AASPTJ-SP esteve representada pelo primeiro secretário Adeildo Vila Nova.

Raifa Monteiro (CEDECA Sapopemba/ANCED) fez o pronunciamento do Manifesto em Defesa dos Direitos Fundamentais de Criança e Adolescente no Brasil. Anita Ferreira Cabrinha (Cursinho Chico Mendes/Rede Emancipa) tratou da importância da organização política e do protagonismo da juventude no contexto atual.

Entre os fatores que motivaram o lançamento da Campanha, estão as propostas de alteração legislativa do ECA que desconstroem a perspectiva da proteção integral; os cortes no financiamento das Políticas Sociais e a desresponsabilização do Estado na garantia dos direitos; e também como um retorno a respostas punitivistas.

Durante as apresentações, os integrantes salientaram a importância da Campanha como instrumento de difusão do significado da responsabilidade estruturante do Estado na garantia da Proteção Integral para Crianças e adolescentes, em território nacional.

Após as intervenções da Plenária, o evento de lançamento se encerrou com uma entusiasmada apresentação do Bloco Eureca: Eu reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente, formado por crianças e jovens de regiões periféricas de São Paulo.

Um segundo lançamento da Campanha deve ocorrer durante o VI Seminário de Qualidade do Acolhimento de Crianças e Adolescentes, organizado pelo NECA, nos dias 25 e 26 de novembro, como foco nos profissionais que atuam com a política de Assistência Social, em especial com o acolhimento institucional. Outras articulações também devem ocorrer, inicialmente, nas zonas leste e sul da capital paulista, no interior de São Paulo e se expandir por todo o país.

As iniciativas da Campanha “Proteger é Garantir Direitos” devem culminar com uma celebração/ reivindicação da Proteção Integral nos 30 anos do ECA, em julho de 2020.

Quer ficar por dentro dos próximos passos da Campanha? Fiquem ligados em nosso site e em nossas redes sociais!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.