NOTA DE REPÚDIO

A Associação das/os Assistentes Sociais e Psicólogas/os do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – AASPTJ-SP, entidade que há 28 anos congrega profissionais do Serviço Social e da Psicologia que atuam no Sistema de Justiça junto aos quadros do Poder Judiciário de São Paulo, coletivo formado majoritariamente por mulheres, vem a público manifestar veemente repúdio em relação ao deputado estadual Fernando Cury (Cidadania).

Durante sessão extraordinária realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na última quarta-feira, dia 16 de dezembro, o parlamentar assediou sexualmente a deputada Isa Penna (Psol). Diante dos olhos do presidente da Casa, Cauê Macris, e de dezenas de parlamentares, o deputado escancarou publicamente o constrangimento, a intimidação, o assédio sexual e moral a que as mulheres são submetidas nos espaços que ocupam na sociedade. Nem o fato de ser uma autoridade legalmente constituída, com os mesmos direitos que as/os seus pares, impediu a deputada de ser violentada politicamente e institucionalmente como mulher.

Ciente da grave ofensa à dignidade da deputada Isa Penna e, consequentemente, do desrespeito a todas as mulheres, a AASPTJ-SP cobra do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa o cumprimento do regimento interno e a punição do parlamentar com o devido rigor da lei. Expressamos ainda a nossa esperança de que, à face do exposto, a postura ordinária e machista de culpabilizar a mulher pelo assédio e pela violência seja substituída por um amplo debate sobre o machismo estrutural e sobre a necessidade de mais mulheres no centro do poder. Assim, daremos passos ainda maiores para uma sociedade mais igualitária e, consequentemente, para uma verdadeira democracia.

À deputada Isa Penna, registramos a nossa solidariedade. Conte com a nossa luta!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.