Marcha da Consciência Negra une lutas antirracista e contra o Governo Bolsonaro neste sábado

Ao menos 110 cidades brasileiras realizam manifestações pelo Dia da Consciência Negra neste sábado, dia 20 de novembro. Em São Paulo, a 18ª Marcha da Consciência Negra ocorre neste momento na Avenida Paulista, em frente ao Masp, e reúne movimentos sociais, Entidades do funcionalismo público, entre outros segmentos da sociedade civil. A AASPTJ-SP está representada pela presidenta Maricler Real.

O grande mote da campanha deste ano é “Fora Bolsonaro Racista”, em manifesto contra a política econômica do Governo Federal que tem afetado os mais pobres e atingido, com ainda mais força, a população negra.

Em boletim divulgado ontem, dia 19, o Dieese revelou que a trágica conjuntura de desigualdade atingiu os negros com muito mais impacto. No primeiro semestre da pandemia, das 8,9 milhões de pessoas que ficaram desempregadas, 6,4 milhões eram negras, enquanto 2,5 milhões eram não-negras.

No ato da Paulista discursam lideranças das organizações nacionais do Movimento Negro, parlamentares negros, representantes da frente Povo Sem Medo, Brasil Popular, Centrais Sindicais, partidos políticos, entidades estudantis e movimentos de periferia.

Além dos discursos, já ocorreram diversas atividades culturais como apresentações de samba, rodas de capoeira e dança. Após o ato na Paulista, manifestantes descerão em passeata pela Rua da Consolação até o Theatro Municipal, no Centro da capital.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.