NOTA DE REPÚDIO

A Associação das/os Assistentes Sociais e Psicólogas/os do Tribunal de Justiça de São Paulo (AASPTJ-SP), por meio de sua Diretoria, vem a público demonstrar seu profundo repúdio às inúmeras situações de intolerância democrática que estão ocorrendo nos últimos dias, em todo o território nacional.

Relembrando nossa história e tudo o que foi caro a todas, todos e todes as/os brasileiras/os para a conquista da formação do Estado Democrático de Direito, o qual não admite perseguições e atos de coação como os que vem ocorrendo, como a divulgação de listas de boicote a profissionais, comerciantes, advogados, em razão de supostos posicionamentos políticos, adotados pelas referidas pessoas, decorrente do último processo eleitoral.

A AASPTJ-SP reforça que o direito ao voto e a escolha do candidato, seja ele qual for, jamais deve ser motivo de qualquer retaliação. As pessoas não podem ser atacadas, apartadas e discriminadas independentemente de seus posicionamentos políticos, assegurados o exercício dos seus direitos sociais e individuais. É inadmissível, quiçá impensável a afronta a tais princípios. As agressões constantes veiculadas nas redes sociais não refletem os ideais de solidariedade e igualdade, demonstrando clara afronta à sociedade e aos direitos de liberdade de expressão da população.

Portanto, a AASPTJ-SP repudia veementemente a propagação de tais listas de boicote e toda e qualquer agressão, fatos estes que são e estão apostos ao livre exercício da democracia, além do mais, tais ações incitam a violência e a discriminação política partidária.

Para a AASPTJ-SP, as eleições, tanto as anteriores quanto as futuras, são um espaço para o amadurecimento do exercício democrático, portanto, manifesta o repúdio à intolerância, aos discursos de ódio, à violência política e a todas as formas de discriminação.

A DIRETORIA